segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

O problema dos comentários

Mais uma vez lhe escrevo, a relatar o reiterado abuso com que o sistema informático ou quem dele se aproveita leva a impedir os meus comentários às notícias do PÚBLICO on-line. Tentei, sem sucesso, por cerca de dez vezes, publicar o comentário que abaixo transcrevo. Após leitura do artigo do Ípsilon on-line "Caderno de Memórias Coloniais - Isabela Figueiredo: 'O colonialismo era o meu pai'" (24 de Dezembro), não consegui que o meu comentário fosse publicado. Tentei o envio cerca das 21:45h de 28/12/2009 até às 22:30h. Constatei que outros comentários ao artigo foram publicados, mas o meu (ou as sucessivas cópias do mesmo), nunca chegou a ser publicado. Suponho que o meu IP, mail ou identificação pessoal estejam a ser filtrados pelo sistema. Este procedimento é possível mas desonesto para os leitores, caso esteja a acontecer. Agradeço, portanto, que averigue ou mande averiguar tais irregularidades, as quais só podem ser feitas por intervenção humana.

A minha identificação nos comentários é sempre a mesma:
Von Paulus, Socratik TugaLand.

O texto que pretendia colocar como comentário era o seguinte:

"Vim de Angola com idade semelhante à da escritora entrevistada. E não tenho o mesmo conceito desta. Sempre convivi com colegas de côr, na escola primária, sem complexos de parte a parte. Os meus pais sempre tiveram colegas de cor, na sua profissão, sem constrangimentos por isso. Estávamos a viver numa casa alugada, em que o senhorio era de cor; como habitávamos em casa geminada com o senhorio, brincávamos com os seus netos, também de cor. E, tal como o senhorio, tínhamos também empregados de cor. A lavadeira, de cor, trazia por vezes a sua filha e brincávamos com ela. Quando tivemos de sair de Angola houve despedidas comovidas de parte a parte. Havia racismo nas ex-colónias? Provavelmente havia, tal como há hoje entre as classes mais abastadas e o povo mais humilde e iletrado desses países. Os exploradores do povo, esses mudaram... mas continua a haver exploradores e racistas hoje, nas ex-colónias. Ambos da mesma cor. Acredito que este livro provavelmente vá ter sucesso comercial, pois é enquadrado num discurso politicamente correcto. Mas espero que não enverede por generalizações, o que, neste caso, seria extremamente desonesto!"

Não me parece que o texto tenha qualquer comentário ofensivo; constatei que outros comentários podem, esses sim, ter algum teor ofensivo ou menos próprio.

Von Paulus

NOTA DO PROVEDOR: Ao longo do seu mandato, o provedor recebeu inúmeras reclamações semelhantes a esta. As explicações que sempre lhe foram dadas pelos responsáveis do PUBLICO.PT foram no sentido de que, se os comentários não apareciam, é porque alguém havia accionado o comando "denunciar este comentário", pelo que estariam a aguardar pela respectiva aprovação do parte da redacção. Não será o sistema ideal, porque pode desta maneira boicotar-se (temporariamente, pelo menos) comentários inócuos e por outro lado permitir-se a publicação de comentários ofensivos. Mas parece que ainda não se descobriu melhor sistema, que o provedor deseja que seja rapidamente alcançado.

Sem comentários: