sábado, 4 de outubro de 2008

A propósito das 1.400.000 armas

Na pág. 3 do PÚBLICO de 17 de Julho 2008, um artigo de José Bento Amaro tem a ilustrá-lo uma imagem de meia página que contém uma *inverdade* que pela sua gravidade deve merecer correcção e pedido de desculpas aos leitores.

O título da imagem é "Os bairros mais problemáticos da região de Lisboa e da Margem sul do Tejo". Neles são identificados mais de uma dezenas de bairros em diversos concelhos. Em relação ao concelho de Sintra, pode ler-se: "CACÉM (toda a cidade)"

Toda a cidade? TODA a Cidade? TODA? Um imenso aglomerado de bairros problemáticos?

A fonte da imagem não é suficientemente elucidativa (PSP;PÚBLICO). O critério ou critérios adoptados para as respectivas identificações como *problemáticos* não são também especificados. No corpo da notícia o Cacém não é referido. Mas tamanho fenómeno (TODA A CIDADE É PROBLEMÁTICA) deveria merecer pelo menos uma parágrafo.

Habito no Cacém há umas dezenas de anos. Tenho assim assistido às transformações profundas (boas e más) que ocorrem e ocorreram na agora cidade. A classificação encontrada por José Bento Amaro só pode vir de alguém profundamente ignorante desta realidade suburbana. Faria bem em informar-se para informar.

Elsa Fontainha

Sem comentários: