quarta-feira, 5 de março de 2008

O problema está só na simplificação do título

No texto com o título «PIB português recupera, mas continua abaixo do valor de 2000», publicado em 13 de Fevereiro na secção de Economia do PÚBLICO, há uma grosseira e vergonhosa manipulação dos números publicados neste estudo do Eurostat. Os números referidos no artigo são o valor do PIB EM RELAÇÃO À MÉDIA EUROPEIA, e não o seu valor absoluto. Assim, é verdade que o valor do PIB português em percentagem da média europeia continua mais baixo do que em 2000, mas o seu valor real absoluto subiu claramente! A questão foi que a média europeia subiu mais rápido que os valores portugueses. Logo, o título "PIB português recupera, mas continua abaixo do valor de 2000" é totalmente falso. Verifica-se exactamente o oposto.

Miguel Carvalho

ACTUALIZAÇÃO DO PROVEDOR. O leitor discorda do título dado a este post (que é da responsabilidade do provedor), por entender que não se trata de uma mera simplificação, mas de uma inversão do conteúdo da notícia (ler comentário). Em rigor, tem razão. Mas, por questão de economia de palavras e de espaço, nem sempre os títulos correspondem com exactidão aos textos das notícias. É uma constatação, não uma justificação, que deverá servir de chamada de atenção aos editores, sobretudo quando há o risco de se deturpar o sentido da notícia.

1 comentário:

Miguel Carvalho disse...

Caro provedor,

o meu sincero obrigado pela sua referência.
Lamento contudo que resuma o erro a uma mera "simplificação do título". Não estão em causa diferentes pontos de vista, medidas diferentes do PIB, graduações de cinzento, alguma imprecisão ou falta de rigor.
O PIB subiu. (seja medido em termos reais ou nominais, pps ou euros, preços de mercado ou correntes, per capita ou agregado, na óptica da despesa ou da produção, etc.. etc..)
O título diz que ele desceu.

Ou é preto ou branco.
A realidade era branca e o título diz que ela é preta.

Cumprimentos
Miguel Carvalho