quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Escrito subscrito sobre o sobrescrito

A propósito de um texto publicado hoje, 6 de Fevereiro, venho apenas chamar a atenção para alguma falta de cuidado na redacção e revisão (será que existe?) das notícias. No artigo "Hospital cobra 152 euros em casos de violência doméstica" [pg. 2], lê-se, a dada altura, uma frase que se inicia por "no mesmo subscrito". Ora, se nem o jornalista nem o revisor sabem como se deve escrever a palavra "sobrescrito", existem por aí muitos dicionários que os poderiam auxiliar. O que não me parece correcto, e muito menos didáctico, é que se utilize uma palavra que, além de mal escrita, tem um significado completamente diferente. Mais valia ter escolhido o tão mais simples "envelope".

Ana Manso

P.S. - Não quero com isto parecer "picuinhas" em relação à escrita. No entanto, numa época em que, cada vez mais, as pessoas tomam como lei aquilo que vêem escrito na comunicação social, parece-me necessário chamar a atenção para este tipo de situações.

NOTA DO PROVEDOR. Os puristas dizem que "envelope" é um galicismo desnecessário. Mas que toda gente o usa, isso é verdade.

Sem comentários: